top of page
Buscar

O QUE É O CANDOMBLÉ

O objetivo dessas obrigações é a obtenção de força ou "axé" tanto para a roça de Candomblé quanto para seus membros e participantes. O axé palavra tão popular atualmente nada mais é do que a energia que emana dos Orixás, que precisa ser renovada e acumulada. Além da vida o Candomblé também exalta as forças da natureza. Muito antes de qualquer ecologista nossos antepassados já as defendiam e cultuavam. As folhas, os rios e mares, os minerais, enfim, todos os elementos naturais que compõem a terra, são muito importantes para nós. Temos que sentir o movimento da natureza, possuir o conhecimento do fogo, da água, da terra, do ar, e também dos elementos que os compõem. A natureza comunica-se conosco, basta saber interpretá-la corretamente. Ela nos auxilia, por exemplo, a saber, se uma determinada oferenda está sendo colocada no local adequado, se não está faltando nada, se o tempo está favorável, se é preciso esperar que algo aconteça antes de continuarmos, se o orixá está satisfeito, enfim, são vários os detalhes que precisam ser observados para o sucesso do nosso trabalho.


O Candomblé é uma religião monoteísta, ou seja, crê em um único Deus, a quem chamamos Olorun (para os Yorubás), Zambi (para os Bantus). Os Orixás foram criados por ele para ajudá-lo no processo de criação do mundo e de tudo o que nele existe.


A sofisticação estética dos ritos do Candomblé contribui, sem dúvida, para a atração que exerce nas pessoas em geral e, particularmente, nos meios artísticos. As cerimônias abertas de cada casa de culto têm a característica de uma "festa". As divindades que nelas se manifestam não vêm para pregar ou distribuir conselhos. Vêm expressar a sua energia vital, dançando. Fazem isto de modo solene, seguindo uma estrita lógica ritual, comandada pelo som dos atabaques e dos cantos. Vestem-se com pompa e produzem um gestual codificado identificador de cada Orixá. As festas terminam invariavelmente com um jantar aberto ao público feito de comidas sagradas relativas ao evento da noite.




 
 
 

Komentáre


bottom of page